-
Arquitetos: Wutopia Lab
- Área: 2598 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:CreatAR Images
"O que realmente importa na vida não é o que acontece com você, mas o que você lembra e como você lembra." — Gabriel Garcia Marquez
Em junho de 2023, a Igreja Jesus Fengxian Qixian projetada pelo Wutopia Lab finalmente foi concluída após oito anos. Demorei um pouco para lembrar porque eu tinha mudado um pouco, e os motivos do projeto naquela época ficaram um pouco confusas. Mas lembro que, na época, fiquei fascinado pelo uso da translucidez como uma expressão contemporânea do que eu entendia como a beleza contida de Jiangnan e as forças em luta por trás dela.
Unicidade com um pouco de moderação. O briefing pedia que os prédios principais e auxiliares fossem separados. Decidi usar o salão principal com 16,7m de altura como o núcleo do prédio principal, inserindo escritórios e outras instalações em seus lados oeste e norte, enquanto colocava o pequeno auditório no nível mais alto da área de escritórios para criar uma comunidade vertical. E o prédio auxiliar é o refeitório. Tratar todo o terreno como um prédio chamado lugar é minha estratégia mais significativa. Ergui um "véu" translúcido como uma fronteira visual ao redor da linha de controle arquitetônico, enquanto os prédios principais e auxiliares são construções dentro deste campo definido por este "véu". Juntos, com a fronteira visual do "véu", eles formam uma expressão arquitetônica completa, um lugar completo.
Então, eu queria manter uma sensação de simetria dentro do prédio. No entanto, no plano do terreno, primeiro, ajustei as linhas centrais do prédio principal para que fossem paralelas, mas não na linha central da base; e em segundo lugar, fiz as linhas centrais do auditório paralelas entre si, mas não de acordo com a linha central do prédio principal. Essa nova disposição não apenas evita a rigidez da simetria convencional, mas também abre possibilidades para uma vitalidade animada, mantendo a santidade da simetria nas áreas necessárias. Outra vantagem desse ajuste é que o primeiro andar do auditório pode ficar diretamente voltado para o sul. Quando o tempo está bom, o salão principal pode ser completamente aberto para o sul, de modo que o espaço externo possa ser usado como extensão do local do auditório. Isso também é resultado da minha tentativa de trazer o exterior para dentro do auditório.
A luz obscura de Jiangnan. O "véu" translúcido é um dos meios pelos quais tento expressar a luz obscura de Jiangnan através da arquitetura. Ele pode expressar sombras na interface visual que mudam com a luz do dia, e as sombras podem ser projeções ou transmissões de elementos naturais ou feitos pelo homem. Ele também pode criar luz solar filtrada neste campo fechado pela interface visual, não tão quente, mas um tanto incerta, assim como o clima em Jiangnan. Mais importante ainda, ele sinaliza o campo dentro da interface como um lugar completo, entrar é adentrar em um novo território.
Usei uma grade densa no auditório para formar uma barreira visual interna em conjunto com as claraboias norte-sul. Se não fosse pela consideração do custo, eu teria torcido um pouco a grade para criar um reflexo indeterminado. O modo como ficou também funciona, pois os reflexos contínuos verticais da grade de alumínio e das claraboias formam uma cortina de luz que parece uma tela de chuva; a multidão está dentro dessa cortina de luz não tão intensa, mas abrangente, onde seus corações pertencem.
Por fim, usei diferentes tons de cinza para pintar diferentes partes do prédio principal. A tinta é dividida em cinco cores, pacificamente difundida na névoa leve acima da água de Jiangnan.
Uma pequena mudança em oito anos. Usei malha expandida em vez de alumínio perfurado ou painéis solares para o "véu" porque é mais barata e reduz melhor a resistência ao vento. Para garantir a resistência e segurança do "véu", concordei também em aumentar a seção transversal das colunas de suporte do "véu" e adicionar tirantes diagonais às colunas em intervalos. Para evitar aprovações de planos adicionais e aumento de custos devido a estouros, concordei também em adicionar colunas dos dois lados do auditório principal para evitar um espaço de vão único grande e a adição de duas grandes vigas em todo o teto curvo, o que interromperia a claraboia transversal. Ainda assim, para controle de custos, substituí a parede rosa por uma parede de tijolos florais. Alguns ajustes, no entanto, foram rejeitados por mim. Discordo de um sistema arquitetônico que teria suportes saindo da estrutura principal para ajudar a sustentar o "véu", porque gosto de definições claras dos limites.
A maior mudança veio de mim. Aceitei muitos desses ajustes menores. Quando era mais jovem, chamaria isso de "compromisso". Durante os oito longos anos, entendi a palavra-chave "relaxar" na arquitetura tradicional chinesa, como mencionou o Sr. Zhuang Shen. Isso significa ajustar os detalhes de forma flexível de maneira tolerante a falhas para garantir a integridade visual quando os detalhes não podem ser precisos. Os detalhes foram ajustados com base na integridade do design, sem destruir o design como um todo no final. Sua conclusão está quase inalterada em comparação com as renderizações que ganharam a licitação há oito anos. Me tornei mais capaz de enfrentar desafios ao longo dos oito anos. Você está no meio do auditório principal, o piso interior se estende até a terra distante lá fora, a luz do céu é tão suave quanto uma garoa batendo em sua cabeça, e você sente que o mundo, sobe e desce como o mar.
"E essa crença é que uma pessoa pode contribuir para restaurar a ordem neste mundo até mesmo com o menor gesto." - Amor Towles